Bem-vindo ao “Sabor de Taubaté”.
Esse é um projeto desenvolvido como Trabalho de Graduação do curso de Jornalismo da Universidade de Taubaté, pelas alunas: Camila Tarso e Juliana Viturino.
A ideia para sua elaboração surgiu pelos interesses em comum pela gastronomia taubateana de ambas. Por causa da história da cidade com a produção de café, optamos por segmentar a pesquisa para os cafés e similares. O enfoque principal é listar estabelecimentos dessa categoria na cidade de Taubaté, mostrando um pouquinho do cardápio que é oferecido, tipos de bebida com café e outros, além de colocar descrições dos locais, fotos e entrevistas com baristas, donos de estabelecimentos e especialistas em café.
E, é claro, também desenvolvemos conteúdos sobre a história do café e a produção desse produto em Taubaté, que foi um dos expoentes na época dos barões do café.
Camila Tarso
Juliana Viturino
Referências Bibliográficas:
“Taubaté: de núcleo irradiador de bandeirismo a centro industrial e universitário do Vale do Paraíba” (1985), por Maria Morgado de Abreu;
“Café: tudo o que você precisa saber sobre ele” (2019), por Claudio Matias Bonilio.
“Guia do Barista: Da origem do café ao espresso perfeito” (2007), por Edgar Bressani.
“Roteiro do Café e outros Ensaios Contribuição para o Estudo da História e Social do Brasil” (1941), por Sérgio Milliet.
“Taubaté: Cidade Educação, Cultura e Ciência” (2005), organizado por José Benedito Prado.
“Geografia da escravidão no Vale do Paraíba Cafeeiro” (2017), por Marco Aurélio dos Santos.
“Pequena História do Café no Brasil” (1945), por Affonso d’Escragnolle Taunay.