Escolher o café ideal, entender os graus de torra, moagem, dosagem, aquecer a água, tempo de extração e limpeza da máquina. Para todos esses processos existe um profissional especializado para compreender como eles se relacionam e, assim, preparar as bebidas derivadas do café que chega à sua mesa. Conhecer e fazer café não é tão simples quanto se imagina, pelo menos quando estamos falando sobre extrair o máximo do café especial. Existem várias etapas na sua criação que faz toda a diferença.
Barista é o profissional que trabalha com a preparação de cafés especiais. Em italiano, refere-se ao bartender [por isso ainda as pessoas confundem], o termo barista é plural, baristi (masculino) e bariste (feminino). Deriva da palavra bar e, na Itália, designa aquele que trabalha atrás do balcão, servindo o expresso. Em algumas situações, a palavra barista é empregada como o termo sommelier, um profissional altamente habilidoso no preparado do café. Essa é uma profissão relativamente nova, que tem ganhado mais reconhecimento conforme mais cafeterias são abertas pelo país.
O barista é responsável pela última etapa de preparo do café, portanto, é fundamental que entenda todos os processos, desde grão, cultivo, colheita, princípio da torra e moagem. É preciso ter muito conhecimento e técnica para evidenciar o que há de melhor nos grãos, pois ao mesmo tempo em que o barista pode fazer o melhor café, se não prestar atenção, ele também pode arruiná-lo. Para ser um profissional completo, é precisa ser organizado, perfeccionista, criativo para compor os drinks à base de café, entender de regras de higiene, ser atencioso e simpático para tirar as dúvidas dos clientes e auxiliá-lo na escolha que melhor se adequará ao seu paladar.
Para seguir a profissão, além de ser apaixonado por café, também é preciso se especializar, a bariste, Alda Nunes Barroso, que está na área há mais de dez anos, deu dicas de alguns cursos essenciais. “Existem diversos [cursos] disponíveis de vários segmentos do café: produtor, pesquisador, classificador, degustador, mestre de torra, barista. O barista tem a responsabilidade de transmitir o conceito de qualidade para quem aprecia a bebida”. Camila Franco Fonseca, também barista, cita outra especialização “Curso de Latte Art para aprender a fazer desenhos famosos das redes sociais, com leite vaporizado. Para trabalhar em uma cafeteria é importante saber como vaporizar o leite e entender de expresso”, destaca a Camila.
O curso de barista abrange todo o conteúdo envolvendo o café desde a história, as características e tipos, produção de café, armazenamento, passando análise sensorial, como operar uma máquina e fazer limpeza, regulagem do moinho, vaporização de leite, e claro, preparar os melhores drinks, aqueles básicos e mais elaborados. É pra sair de lá um verdadeiro especialista em café.