Scroll to top

Café com Leite e o Brasil


Sabor de Taubaté - 10 de novembro de 2020 - 0 comments

Uma maneira bem famosa de se beber café no Brasil é o café com leite. A bebida possuí diversas variações com outras nomeclaturas, como latte, macchiato, cappuccino, sendo comum começar a introduzir o hábito de se tomar café entre os mais jovens com essa mistura, por “quebrar” o amargor natural do café.

A combinação pode ser encontrada em muitos lugares ao redor do mundo, porém, estimasse que ela surgiu na Europa, mais precisamente entre os países produtores de leite, onde atualmente se encontram os Países Baixos (que corresponde ao território da Holanda e Bélgica). É possível que a mistura tenha sido inspirada no hábito de se colocar leite no chá.

No Brasil, esse também pode ser tanto a denominação de uma cor e até uma gíria. Na fala popular, “ser café com leite” faz referência a uma pessoa que não possuí relevância ou que deve ser tratada com neutralidade. Quem nunca foi o “café com leite” quando estava brincando com os mais velhos?

Ademais, o termo também nomeia um período histórico da política brasileira. A República do Café com Leite, quando a presidência se alternava entre os estados de Minas Gerais (tradicional na produção leiteira) e São Paulo (um expoente em produção e exportação de café). Política, esta, que até durou bastante, desde a eleição de Campos Sales (em 1898) à década de 30; até Washington Luís decidir azedar essa união, apoiando o paulista Júlio Prestes para presidência, ignorando a vez de Minas.

Na política, o laço pode até ter se rompido, mas será difícil tirar essa mistura da caneca do brasileiro.