Às vezes, não é possível frequentar a cafeteria preferida todos os dias pra tomar aquele cafezinho. Mas há várias maneiras de preparar um café sem sair de casa, hoje, é possível encontrar no mercado diferentes tipos de cafeteiras para preparar a sua bebida e cada uma delas trás experiência diferente para se deliciar.
Alguns métodos de preparo fáceis:
O velho e clássico coador, o filtro pode ser de pano ou papel, o pó é colocado e depois derramado sobre ele a água quente. Com ele é possível fazer um café em poucos minutos. Por ser muito usado, você pode encontrar coador em supermercados e algumas cafeterias.
A cafeteria elétrica também muito conhecida, pois trás praticidade e é fácil de usar. O equipamento faz tudo que você precisa como aquecer a água na temperatura correta, e assim você consegue aquele cafezinho no ponto.
Com a cafeteria italiana você terá um café forte, parecido com o expresso. Quando entra em contato com fogo, a água aquece e sobe em forma de vapor, passando pelo filtro, onde está o pó.
Temos a prensa francesa que utiliza um processo de êmbolo para separar o pó de café, é necessário que seja moído grosso. Após descansar por aproximadamente cinco minutos, o êmbolo é pressionado até o final, fazendo com que o café suba e os resíduos permaneçam.
Por fim, o café turco, nesse preparo ele não precisa ser filtrado, é bebido com o grão moído bem fino. Para preparar, basta misturar água, pó e açúcar no bule de metal. O café é fervido e retirado do fogo por três vezes.
Outras informações importantes para cuidar e também não errar no preparo do café:
Para o armazenamento, é indicado deixar na própria embalagem do grão e em um local arejado e sem luz;
Usar somente água mineral ou filtrada;
Não deixar a água ferver (ela deve estar apenas aquecida);
Coloque o pó uniformemente dentro do coador/filtro;
Não guardar o café pronto (faça apenas o que será consumido).